As boas práticas fluig.
Aviso
O fluig é um produto da marca TOTVS. Confira mais detalhes em www.totvs.com
Os perfis de desenvolvimento no fluig.
Desenvolver no fluig é um grande desafio e é necessário abusar da criatividade para resolver alguns problemas, como por exemplo: arquitetura e reaproveitamento de código.
O desenvolvimento dos principais CARDs – que eu considero sendo formulários e processos – no fluig pode ser feito de duas formas: a simplificada e a avançada.
- Simplificada:
- a forma simplificada de desenvolvimento no fluig necessita apenas do próprio fluig, pois todo o desenvolvimento de formulários e processos são feitos através da ferramenta que a plataforma disponibiliza.
- Se você possuir uma noção lógica conseguirá utilizar esta ferramenta. Entretanto eu recomendo utilizar esse recurso apenas para estudo, ou utilizá-lo apenas em casos que seja extremamente necessário, que não possua tempo e ainda não esteja com o ambiente de desenvolvimento devidamente configurado.
- Neste modelo simplificado você fica à mercê do que a ferramenta constrói e te entrega.
- Avançada:
- A forma avançada de desenvolvimento no Fluig consiste em configurar um ambiente de desenvolvimento utilizando plataformas de desenvolvimento conhecidas no mercado, como por exemplo Eclipse e Visual Code.
- O uso da opção de desenvolvimento avançado exige um conhecimento em programação, configuração de componentes e entendimento da plataforma e análise de logs.
- A vantagem de se utilizar essa opção é que você tem total controle do que será desenvolvido.
Boas práticas
A totvs fornece a documentação abaixo para abordar as boas práticas e sugerir um padrão para o desenvolvimento de datasets, formulários e processos.
Há recursos de integrações nativas entre ERP e fluig, disponibilizados pela própria TOTVS que não seguem essas boas práticas, como por exemplo a aprovação de movimentos do RM Nucleus. Nestes casos é necessário avaliar este ajuste.
https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=244448460