Como Emitir NFS-E No Distrito Federal E Como Fazer A Impressão Do DANFE
Download do Layout
Criamos um layout para que você possa utilizar de referencia para impressão da DANFE em sua empresa.
Passo a Passo
A partir de 01/01/2023, as notas de prestação de serviços não serão mais enviadas pelo modelo 55 (NF-e), no Distrito Federal. O governo criou uma plataforma para que a apuração do ISS seja feita, como é feito nas prefeituras do restante do Brasil. No sistema Totvs Linha RM a configuração ficará da seguinte forma:
1 – Deverá ser criado um tipo de movimento de RPS (Recibo Provisório de Serviço) do tipo 2.1.xx, o qual esse movimento fará o envio via webservice para os servidores do DF;
2- Deverá ser criado um tipo de movimento de Nota fiscal, do tipo 2.2xx, que será o movimento final da NFS-E. No tipo de movimento 2.1.xx na parte de compra/venda, direcionar para o tipo de movimento 2.2.xx, pois ao autorizar o RPS, os dados do 2.2.xx serão gravados com os dados da nota fiscal propriamente dita. Atente-se para essa etapa do tipo de movimento 2.1.xx
Veja também como ficará a etapa Fis-Nfe, para o tipo de movimento de RPS, pois ele quem fará a integração com os webservices do Governo:
OBS: o tipo de envio pode ser ajustado para que o sistema envie automaticamente para o e-mail do seu cliente, com o pdf do DANFE.
3- O tipo de movimento 2.2.xx nesta mesma etapa não deverá estar configurado para envio, pois ele será onde irá gravar os dados da NFS-e com a numeração atribuída pelo governo do DF.
4- O governo irá validar esse RPS que geralmente é no formato padrão nacional adotado pelas prefeituras e retornará se o RPS foi autorizado ou não. Sendo autorizado, o xml de retorno irá gravar na tabela TNFEMUNICIPAL os dados do número da nota fiscal (sequência da numeração de nota da prefeitura), a data da autorização e o código de validação de autenticidade
Com o movimento AUTORIZADO, basta agora gerar o tipo de movimento 2.2.xx, através dessa tela, onde gravará a NFS-e e esse movimento sim deve estar configurado para fazer as integrações (contábil, financeira e fiscal). Para gerar (faturar) o tipo de movimento de RPS em Nota fiscal, basta clicar em PROCESSOS/Gerar movimento com número da Prefeitura.
Esse processo irá fazer com que os dados do xml de retorno da prefeitura, sejam inseridos no movimento 2.2.xx (NFS-e) no sistema Totvs e então o processo de envio de nota de serviço está finalizado.
O DANFE também pode ser impresso pelo tipo de movimento 2.2.xx, através do botão de impressão, conforme demonstrado abaixo:
Escolha o relatório já configurado no RM Reports
E o DANFE será impresso, sem ter que ir no site do issnet para fazer a impressão do mesmo.
Comments ()