Invista na gestão ágil! Entenda como funciona o método Lean Six Sigma
Para o empreendedor que busca melhorar o seu negócio, investir na gestão é sempre muito importante. Somente assim conseguirá colher frutos de um trabalho sério, responsável e inteligente. Entre as estratégias que vão otimizar seu serviço e garantir a gestão ágil, está o Lean Six Sigma.
A metodologia Lean Six Sigma une duas filosofias que têm como objetivo tornar a empresa, e o seu gerenciamento, muito mais eficiente. São conceitos diferentes que quando unidos proporcionam melhorias visíveis nos empreendimentos. Entenda como cada um deles funciona, e como influenciam na gestão ágil.
O que é Six Sigma? E como ele funciona?
O termo "Six Sigma" foi criado por Bill Smith, na década de 1980 quando ele trabalhava como engenheiro da Motorola. Não demorou para que o método se espalhasse por outras empresas e passasse a trazer resultados. A sua intenção é propor uma busca contínua por perfeição.
Em algumas empresas o termo pode ser substituído por "Zero Defeitos", ou remeter a "Excelência", e até mesmo "Perfeição do cliente". Seguindo essa linha, um dos diferenciais desta metodologia é que ela impulsiona a melhoria dos serviços e da sua prestação dentro dos setores que compõem a empresa.
Para isso, a empresa deve: Entender quais as necessidades do cliente; Analisar e apurar dados estatísticos que cheguem ao resultado desejado; Muitas vezes, optar por padronizar projetos a fim de reduzir erros, custos e descontentamentos.
Na tradução livre, Six Sigma significa Seis Sigmas que propõe que os projetos sejam construídos passando por cinco fases: Definir; Medir; Analisar; Melhorar; Controlar.
O que é Lean? E como funciona?
Outro método que unido ao Six Sigma tem como objetivo propor a gestão ágil, é o método Lean Manufacturing. O seu objetivo é implementar ferramentas de qualidade que possam reduzir os desperdícios nas produções das empresas. Como foi criado na empresa japonesa Toyota, alguns conhecem esse método como Sistema Toyota de Produção.
Para isso, será preciso identificar e eliminar etapas não essenciais e sem valor agregado no processo de negócios. E dessa forma conseguir simplificar o processo de produção daquele produto ou daquele serviço, e assim melhorar a qualidade da sua empresa e conseguir aumentar sua cartela de clientes e fidelizar aqueles que já conhecem o seu trabalho.
De acordo com a filosofia Lean, existem oito tipos de desperdícios que atrapalham o funcionamento do seu negócio:
- Processamento excessivo: para combatê-lo é preciso melhorar o entendimento sobre a necessidade do cliente, evitando-se o retrabalho. Ou seja, evitando ter que apresentar novos projetos ou refazer o que o cliente pediu inicialmente;
- Produção excessiva: como o próprio nome indica, é quando são produzidos mais itens do que a demanda;
- Estoque: o estoque excessivo aumenta as chances de defeitos e avarias nos produtos, já que se não forem vendidos eles ficaram armazenados e ainda viram uma carga inútil dentro da empresa;
- Transporte: é preciso evitar o transporte dispensável de pessoas, materiais e até mesmo de informações;
- Movimentação desnecessária: trata-se do tempo que é gasto com movimentação de pessoas, de equipe, de trabalho, de produtos, enfim, de tudo o que coloca a empresa para funcionar. Mas, que poderia ser dispensado;
- Defeitos: neste caso a ideia é usar de ferramentas que possam reduzir os defeitos e, consequentemente, o retrabalho e insatisfação dos clientes;
- Espera: vale tanto quando o funcionário precisa aguardar etapas, produtos, documentos, ordens para conseguir dar andamento no seu trabalho e assim diminuí a produtividade. Como, o tempo que o cliente precisa esperar para receber o produto e dar entrada em um novo pedido;
- Habilidades: esse desperdício não fazia parte dos conceitos originais da Toyota, mas foi incorporado ao Lean. E diz respeito ao conhecimento de determinados colaboradores que não são aproveitados dentro da empresas, demanda novas contratações, redução de lucro e até mesmo demora na entrega de produtos.
Como funciona a metodologia Lean Six Sigma?
Mas afinal de contas, como esses dois conceitos se tornaram um único método em busca de gestão ágil?. A partir dos anos 80, aqueles que conheciam os meios de ambas as técnicas perceberam a relação entre o Lean e o Six Sigma, e começaram a pressionar pela combinação das diferentes ferramentas do Seis Sigma (focado na melhoria da qualidade) e do Lean (focado na remoção de desperdícios).
Desde então, as empresas passaram a adotar no seu gerenciamento e na atuação de sua equipe o método Lean Six Sigma. Para isso, é preciso dar início ao uso das ferramentas Lean identificando os desperdícios, diminuindo-os e aumentando a sua produção e excelência.
A fase seguinte é usar o modelo Six Sigma para aperfeiçoar os processos, ou seja, melhorar o serviço e/ou produto que está sendo oferecido. Para muitas empresas viu-se que unir os dois métodos é a melhor solução para um resultado mais eficiente.